top of page
  • Casa Venezuela

Como a Venezuela, despercebidamente, está se transformando na maior crise de refugiados do mundo

Atualizado: 16 de fev. de 2021

A Venezuela está vivendo a pior crise política, econômica e social da sua história. Uma realidade inumana, caracterizada por violência, fome, doença, pobreza, e repressão tem obrigado milhões de Venezuelanos a procurar uma vida digna fora do seu país. Mas, desafortunadamente, esta crise ainda não tem gerado a atenção suficiente para atingir o protagonismo que merece na plateia mundial.

A quantidade de Venezuelanos procurando refúgio em outros países tem crescido exponencialmente desde 2014. Em 2020, a crise de refugiados venezuelanos tornou-se a segunda maior do mundo e a maior da história da América Latina. Dados oficiais da ONU (Organização das Nações Unidas) estimam que mais de 6 milhões de Venezuelanos já fugiram do país (quase 20% da população total da Venezuela).

Desses 6 Milhões de Venezuelanos, cerca de 300 Mil tem já atravessaram a fronteira com o Brasil. A proximidade geográfica, tamanho do seu território nacional e a sua política amigável em relação a refugiados, posiciona o Brasil como um destino chave para imigrantes venezuelanos.














bottom of page